fbpx Skip to main content

Boa parte da população brasileira possui restrição nos órgãos de proteção ao crédito. Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 74,6% das famílias brasileiras possuem dívidas em aberto. Com inflação e taxa básica de juros (Selic) em alta, emprego e renda em baixa, o endividamento no Brasil bate mais um recorde.

Dessa maneira, é possível observar a dificuldade de fazer um bom planejamento financeiro e consequentemente, consumir com mais responsabilidade e melhorar seu perfil de crédito. Se planejar financeiramente é uma saída para entender a própria capacidade de pagamento e proteger seu perfil de crédito de possíveis pendências. Por isso, confira abaixo alguns passos que você pode seguir para melhorar seu perfil de crédito e ter uma vida financeira saudável.

Mulher sentada no sofá com computador na mesa e escrevendo em um bloco seu planejamento financeiro para melhorar seu perfil de crédito.

Organize suas finanças pessoais 

Para ter um planejamento financeiro pessoal, é preciso entender como você lida com o dinheiro e como funcionam suas finanças pessoais. Primeiramente, é necessário entender se você gasta mais do que ganha, então anote e acompanhe mensalmente suas receitas e despesas. Assim, após algumas análises, saberá onde é possível cortar despesas, além de identificar onde poderá economizar. Hoje existem várias ferramentas e apps que podem auxiliar nessa tarefa, além de diversos modelos de planejamento financeiro.

Seja mais consciente com as novas compras

Não desperdiçar dinheiro é a regra por aqui! Por isso, vale comparar preços e se fazer algumas perguntinhas antes, como por exemplo: “Posso pagar por essa compra?”, “Realmente preciso comprar isso agora?”, “Se não comprar agora, o que farei com o dinheiro?” ou “Em caso de emergência, tenho alguma reserva?”. Sob o mesmo ponto de vista, evite as aquisições por impulso. As compras na internet são muito fáceis, então fique atento e se policie até no momento da pesquisa dos produtos desejados.

Faça um esforço para juntar dinheiro

É difícil, considerando o momento econômico e a queda na renda do brasileiro, mas necessário. Ainda assim, tenha em mente que você precisa gastar menos do que ganha, evitando ficar no vermelho e recorrer ao cheque especial ou empréstimos para cobrir os débitos na conta. Então, seja persistente! Avalie as despesas para mudar hábitos e economizar gradualmente a cada mês.

Pague todas as suas dívidas

Em primeiro lugar, caso não saiba se tem uma dívida negativada, consulte grátis no Serasa e Consumidor Positivo Boa Vista.

O Serasa Limpa Nome é uma das formas mais fáceis de negociar dívidas. Por isso, acesse e veja se existe uma oferta para negociação. Neste mesmo modelo, existe uma opção pelo SPC Brasil

Caso não tenha possibilidades de negociação on-line e sua dívida seja referente a cartões de crédito, empréstimo ou outros produtos bancários, é válido procurar a agência para negociar pessoalmente. Outra dica é se preparar com estratégias bem definidas para você ter sucesso. Confira algumas:

  • Pense nos argumentos que irá apresentar;
  • Leve todos os documentos que comprovará sua capacidade de pagamento;
  • Questione as possibilidades de desconto em percentual sobre o total da dívida;
  • Em caso de pagamento à vista, busque descontos maiores. E, se for parcelar, confira quais serão os juros;
  • Entenda o prazo para regularização no Serasa e questões sobre carta de quitação;
  • Se necessário, compareça para negociar mais de uma vez.

Lembre-se, você precisa saber o quanto pode pagar! Portanto, compreenda seus limites para assumir um novo compromisso com responsabilidade. Em caso de dúvida ou insegurança, não faça um novo acordo por impulso.

Dicas extras para melhorar seu perfil de crédito

  • A mais básica de todas é pagar suas contas em dia. Caso necessário, altere as datas de vencimento para evitar atrasos e multas;
  • Depois, abra o Cadastro Positivo. Ele considera o seu bom comportamento no mercado, observando os pagamentos em dia de compromissos de crédito e de consumo;
  • Busque crédito de forma cuidadosa! Se atente as consultas em excesso no seu CPF, várias consultas em pouco tempo podem ser interpretadas como uma grande busca por crédito, mostrando para o mercado um risco. O ideal é um intervalo de 3 meses, segundo o Serasa;
  • Por fim, concentre gastos no cartão de crédito. Pagamentos em dinheiro ou no débito, segundo o SPC Brasil, não contabilizam no Cadastro Positivo, portanto, não alteram o score. Mas atenção, faça isso com muita responsabilidade, pois as informações de pagamento de crédito possuem um peso alto na análise do score. Então, não deixe de pagá-los.

É hora de conhecer a BoletoFlex

Está sem cartão de crédito ou não quer comprometer o limite do seu cartão, mas precisa fazer compras parceladas? Saiba que com a BoletoFlex você pode realizar seus sonhos e ainda parcelar no boleto ou Pix. Veja aqui como é fácil e rápido parcelar suas compras sem cartão de crédito!

O boleto parcelado já está presente no checkout dos mais diversos segmentos, desde casa e decoração, eletrônicos, moda, pet, saúde e bem-estar até viagens. A BoletoFlex veio para gerar a flexibilidade de pagamento que os brasileiros tanto precisam. Agora que você já conhece, escolha a loja parceira e boas compras. Mas não se esqueça de manter a sua saúde financeira em dia!

 

Gisele Dias

Como Analista do Sucesso do Cliente B2B, faço a condução do sucesso do cliente junto a solução da BoletoFlex, acompanhando sua jornada a fim de garantir a adesão, retenção e expansão dessa forma de pagamento no checkout.